Heróis de 8 Bits – Você conhece o Mario ?

Não, não começou a Praça é Nossa.

Estou inaugurando a sessão “Heróis de 8 bits”, que falará sobre os heróis do mundo dos games (e apesar do título, não será só sobre jogos antigos).

Mario Bros deve ser, e provavelmente é, um dos heróis de vídeogame mais famosos do mundo. Quem nunca jogou ao menos um jogo do Mario ?

Mario é o herói mais bem sucedidos do mundo dos games, com ele percebemos que um jogo não precisa de história original ou criativa para fazer sucesso, basta ter um objetivo simples e direto , porém com muitos desafios a ser vencido para alcança-lo. Como diz o velho deitado: Em time que ta ganhando não se mexe.

Mario já fez quase tudo: corridas de karts, tênis, futebol, astronauta, luta livre, faxina, golf, médico…tudo menos ser encanador. Assim como o Silvio Santos na programação de domingo do SBT, a Grande N. nunca deixa de fazer referências e colocar em tudo quanto é jogo seu maior ganha pão.

Histórico da criação 

Evolução do Mario

Se você ainda não conhece, ou você acabou de nascer ou veio de outro planeta, pois a clássica do Mario é a mesma desde seu primeiro jogo em 1987. Salvar a princesa das mãos de algum vilão inescrupuloso e carente.

Mas nem sempre foi assim, em 1981 Shigeru Miyamoto criou o personagem Jumpman, cujo o objetivo era salvar a jovem Pauline das mãos do gorila Donkey Kong, enquanto pulava por cima de barris. Em 1983, no jogo Donkey Kong Jr, o personagem se chamou Mario e, além de ser o vilão do jogo sendo caçado por Donkey Kong Jr, era um carpinteiro.

Mario se tornou encanador, como o conhecemos, por estrelar o jogo Mario Bros, em 1983, o clássico era repleto de canos que acabou por denominar o bigodudo como encanador.

História do Herói

A cegonha que trazia o bebê Mario o deixou cair acidentalmente na Ilha dos Yoshis que cuidaram com muito carinho do pequeno herói até poderem devolvê-lo ao Mushroom Kingdom. Desde então Mario e Yoshi são companheiros inseparáveis.

Mario possui um irmão chamado Luigi, também conhecido por Mario Verde.

Luigi, apesar de estar sempre presente,

acaba sendo visto como uma sombra do Mario,

e talvez por isso ele roube em todos os jogos que você jogar contra ele.

Em Mushroom Kingdom, Peach é a princesa que sempre banca a indefesa e acaba parando nas mãos do tirano e carente Bowser, Rei dos Koopas.

E cabe ao grande herói de Mushroom Kingdom, Mario, resgatá-la através de perigos inimagináveis, com auxílio de itens mágicos como as flores de fogo ou estrelas, que lhe dão poderes absolutos para lutar contra as forças do mau, a tempo de preparar mais uma festa na sua casa e convidar todos seus amigos (e inimigos também).

Mario é corajoso, sempre prestativo e altruísta, porém não tem tanto senso de humor e não gosta de brincadeiras. É caidinho pela Peach, contudo, ela aparentemente o mantém na friendzone, mas, mesmo assim, Mario é um dos maiores herói do mundo dos games, pois além de salvar o dia ainda não guarda rancor nem daqueles que lhe causaram mal, isso sim que é um grande herói!

Curiosidades sobre Mario

  •  Mario usa boné pois era muito dificil fazer cabelo nos jogos seus primeiros jogos
  •  Mario já fez participação em mais de 200 jogos
  •  Não se sabe ao certo a data de lançamento do Super Mario Bros. Nos EUA.
  •  Bowser foi inspirado em uma tartaruga da mitologia chinesa
  •  Mario usa sua mão para quebrar os blocos, e não a cabeça.
  •  O nome de Luigi é originalmente Mario Luigi
  •  Birdo, segundo o manual do jogo em que apareceu pela primeira vez, é um macho que tenta parecer femea (monstro travesti dos games?)
Anúncios

4 comentários em “Heróis de 8 Bits – Você conhece o Mario ?

  1. Ótimo Post! Gostei bastante da ideia de fazer um quadro falando sobre os Hérois dos Games, e a escolha de falar sobre o Mario foi muito boa, pois é um personagem conhecidíssimo mundialmente, e possui uma grande relevância com os fãs. Gostei muito das informações e curiosidades que foram mostradas, deixou o post bem divertido, e deu bastante entretenimento.

    Enfim, adorei o post ^^
    Parabéns 🙂

  2. Na verdade, o post seria quem não conhece o Mario ainda?

    Hoje o Mário é sinônimo de diversão de primeira…
    E tudo graças a uma coisa: Tradição aliada á modernidade

  3. Sou viciada em Mário, acho q é o único jogo q consigo passar horas jogando. Muito bom o post gostei principalmente da parte de curiosidades. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s