KAMEN RIDER FOURZE- A Polêmica do 40º Aniversário da Franquia Kamen Rider

Fala galerinha, hora de Tokusatsu no SHT! E vamos com o comentário do amigo Camilo KUFS, que escreveu um ótimo texto sobre essa serie que dividiu opiniões.

Imagine que nesse ano seja o 10º ou 20º aniversário de algo importante na sua vida. É esperado que fizessem comemorações que sejam á altura de seu legado. Mas chega alguém e faz algo que pouco lembre isso, deixando fãs antigos em polvorosa. É exatamente isso que descreve a série Tokusatsu (Seriados Japoneses de Super Heróis) Kamen Rider Fourze, uma série que seria uma boa pedida se não fosse por duas coisas: carregar o nome Kamen Rider e ter o azar de ser a série de 40º Aniversário da Franquia. Eu sou Camilo KUFS e farei essa análise tentando dissecar o legado que essa série acabou deixando para nós, Tokufãs.

ANTECEDENTES CRIMINAIS DA SÉRIE

Para analisar essa série, precisamos analisar as séries antecessoras que levaram á Fourze, e encontrarmos características inspiradoras. Um a delas que chama atenção é o fator comédia-descontração, na qual dá um clima bastante leve e alto astral, teve a maior atenção da Toei a partir de Kamen Rider Den-O (Que quer queiram vocês ou não, é a série de maior faturamento da Franquia, com presenças garantidas nos cinemas japoneses todo o ano) tendo uma pequena fatia dela nas séries seguintes (mesmo com a seriedade imperando nelas). Outro fator é o Número de Combinações que começou a vigorar a partir de W (A Primeira Série da Era Pós-Decade, e a Primeira com a periodicidade a partir de setembro) com 2 Pen Drives (As Gaia Memories), e aumentou com 3 em OOO (As Chamadas Core Medals) e 4 nessa (Os Chamados Switches, cujos tipos parecem os botões de um PlayStation), sem contar com Wizard, sua série sucessora (Essa Análise é feita antes dos Eventos de Wizard). Além disso, vemos que essas quatro Séries (W, OOO, Fourze e Wizard, sem contar com a Franquia Super Sentai e, possivelmente, o universo de Gyaban, o Metal Hero) se passam no mesmo mundo (Ao Contrário das series anteriores que se passavam em mundos separados). Porém, há menção de algumas séries anteriores Kamen Rider como uma forma de lembrar que essa série é comemorativa (uma curiosidade é que sua ideia original era, de fato, investigar lendas urbanas de Kamen Rider e encontrar com os Riders Anteriores, mas foi rejeitada pela alta cúpula da Toei por haver uma repetição do tema explorado por Decade, deixando a ideia original de um Clube meio furada e mais infantil). E o fator principal é o público alvo dessa série serem pré adolescentes e adolescentes que  querem consumir os brinquedos e produtos derivados da série, deixando o público saudosista meio de lado. E Claro, não poderia deixar de citar, a principal referencia de Fourze são muitos Seriados adolescentes Norte Americanos baseados nas famosas High Schools como o Fenômeno GLEE (Exceto as Músicas), Heel Cats (Sobre Líderes de torcidas) e a Série de Tele Filmes, High School Musical, donde tiraram grande parte da inspiração para compor a história de Fourze. Feito essa análise de antecedentes, vamos ao que realmente interessa: sua história.

UCHU KITAAAAA!: A HISTÓRIA É AQUI.

Muitos anos atrás houve uma explosão numa Base Lunar onde dois astronautas estavam saindo dela, cada um com dois Switches, e um deles sai do local, deixando abandonando o outro. Muito Tempo Depois, o Colégio de Ensino Médio Amanogawa se torna o centro de estranhos acontecimentos de estudantes virarem estranhos monstros e atacarem seus colegas. Ao Mesmo tempo um estudante chamado Kengo Uratoshi se encontra com o Bad Boy (de Fachada) Gentarou Kisaragi, que quer fazer novos amigos. Por um acaso do destino, suas vidas serão ligadas á esses acontecimentos, e uma série de aventuras está prestes a acontecer com eles e seus futuros amigos. OS AMIGOS E INIMIGOS DO CLUBINHO DA ESCOLA

Por ser uma série ambientada na escola, muitos personagens representam o estereótipo de cada elemento existente nela como professores, estudantes ou diretores.  O Núcleo principal, o chamado Clube Kamen Rider, é composto disso:

-Gentarou Kisaragi/KAMEN RIDER FOURZE- O Protagonista da História e Bad Boy de Fachada, é Fundador do Clube Kamen Rider e o típico cara que quer fazer amigos. É meio descolado e como Kamen Rider, luta com pouca experiência, mas que com o tempo evolui e acaba aprendendo a ter maturidade e seriedade com o nome que carrega. Como amigo, ele se torna o faz tudo, e luta em nome da Amizade.

-Kengo Uratoshi: O Verdadeiro protagonista da história e melhor amigo de Gentarou, é o pacato estudante normal. Atua como Técnico do Clube e é personagem chave para futuros acontecimentos na trama.

-Yuki Joujina: Melhor Amiga de Gentaro e Kengo, é mocinha alegre da trama e nerd (mas sem os óculos) da turma. Atua como Primeiro Membo e, posteriormente, Presidenta do Clube. Seu sonho é trabalhar como astronauta pela JAXA (uma espécie de NASA Japonesa). Ela também será pivô de alguns acontecimentos na trama.

-Miu Kazashiro: A Líder de Torcida e “Rainha” da Escola, é auto-nomeada como a líder do Clube (sendo primeiramente Presidenta e posteriormente Chairwoman ou Moderadora). Por ser muito bonita, tem uma rixa com a Yuki, sempre tratando-a com ar de superioridade (ou dizer que é melhor do que ela). Como Membro do clube, tem atuação importante, se mostrando dedicada.

-Shun Daimonji: Típico Jogador de Futebol Americano, Valentão e “Rei” da Escola (por ser namorado de Miu), é considerado o membro mais leal e surpreendente da turma, mostrando um cara fiel e confiante do clube, além de um excelente piloto do Power Dizer.

-J.K.: Típico descolado e popular da Turma, é o informante. Ligado muito á música, é o responsável por alguns momentos cômicos na trama. -Tomoko Nozama: Representando a ala gótica, Tomoko é a membro mais inteligente da turma e Inspiração para o clube. Tem afeição á coisas místicas e feitiçarias (por ter sido membro de um clube desses). Futuramente, terá uma paixão por um membro da turma.

-Ryusei Sakuta/KAMEN RIDER METEOR: Estudante de outra escola e membro de uma organização contra vilões, Ryusei é o completo oposto de Gentarou. Mais reservado e carismático, representa o lado Showa dos Riders (enquanto que Fourze representa o lado Heisei). Tem como Características os Gritos Bruce Leeanos  e a arte do Jeet Kune Do. Inicialmente um anti-herói em busca de vingança, se torna fiel ao clube posteriormente.

-Chuuta Ohsugi: Típico Professor Mala da escola, é o responsável por muitos momentos humorísticos da série. Inicialmente como um anti-herói, apoia o clube posteriormente como acessor estudantil.

Além deles, outras figuras surgem como elementos centrais da trama. Um desses é o misterioso Mitsuaki Gamou. Diretor da Escola, é o responsável pelos estranhos acontecimentos na escola e Antagonista Principal da Trama. Outro é Tachibana (Homenagem á um importante Aliados dos primeiros Riders da Era Showa, Tobei Tachibana), mentor de Ryusei, misterioso e peça importante para muitos acontecimentos da trama, e passado de alguns personagens.

OPINIÃO OU “SERÁ QUE VALE O TEMPO E O ESPAÇO”?

Como um Tokusatsu comum, a série pode conquistar novos fãs por sua trama escolar simples (com poucos furos no enredo) e personagens carismáticos (ainda que alguns sejam meio rasos e pouco explorados, como no caso de Gentarou). Como uma série Kamen Rider, é um pouco aquém em relação á séries anteriores como OOO e W, mas vale ainda uma conferida por trazer alguns elementos presentes na franquia, além de músicas legais para cantar e ouvir. Como uma série de 40º Aniversário, sua situação complica ainda mais, pois mostra muito pouco do legado deixado pela série durante todos esses anos (culpa da TOEI e seu capitalismo desenfreado) e para quem esperava um Kamen Rider de verdade teve muita decepção com o resultado disso tudo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como Tokusatsu comum, vale a pena sim, sem quaisquer preconceitos. Mas se você espera ver um Kamen Rider de VERDADE, pode Esquecer, pois pouca coisa lembrará a franquia. Tirando isso, deixe o preconceito para lá e confira você mesmo essa série. Aqui Está o Promotional Video (PV) da abertura do Seriado:

Uma pena justamente essa série representar o 40º Aniversário da Franquia. Não deixem de expressar sua opinião sobre essa série, e dizerem sobre a matéria. E Boa Série!

E leiam a opinião do Azrael Lima no Troca Equivalente

Anúncios

6 comentários em “KAMEN RIDER FOURZE- A Polêmica do 40º Aniversário da Franquia Kamen Rider

  1. Eu gostei da série, concordo que não tem a cara de um kamen rider. Gostaria de saber se algum outro kamen rider explorou tanto o tema Amizade como esse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s